segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

 

Carl Sagan








Carl Sagan
(9 de Novembro de 1934 – 20 de Dezembro de 1996)

Carl Sagan, o famoso astrónomo e biólogo norte-americano, desde 1960 doutorado pela Universidade de Chigago, dedicou-se principalmente à pesquisa e divulgação da astronomia e é frequentemente considerado o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu.
Sagan deixou-nos obras de excelência na divulgação científica, entre as quais figuram clássicos como «Cosmos» (adaptado a uma série televisiva), «Os Dragões do Éden» ou «Um Mundo Infestado de Demónios» e, mais recentemente, «Contacto» (adaptado ao cinema).

Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Em 1971 a NASA aceitou a sua proposta de incluir na nave exploradora «Pioneer 10» projectada para recolher dados sobre o sistema solar, uma placa concebida para enviar uma mensagem a uma possível civilização extra-terrestre que eventualmente contactasse.
Morreu no dia 20 de Dezembro de 1996 aos 62 anos, vítima de pneumonia e depois de uma batalha de mais de dois anos com uma rara e gravíssima doença na medula óssea.

No seu livro «Contacto», Carl Sagan escreveu:
«Acho que o celibato do clero é uma excelente ideia, porque tende a suprimir qualquer propensão hereditária para o fanatismo».



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com