sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

 

Isto é Connosco!


Em meados de Novembro a Inspecção Geral do Ministério da Segurança Social realizou uma auditoria à «Casa do Gaiato» de Paços de Sousa, que é gerida pela Diocese do Porto.
A auditoria revelou inúmeros casos de maus tratos, trabalho infantil e «abusos sexuais generalizados» às crianças internadas. De tal modo, que originou mesmo uma recomendação da Segurança Social a todas as instituições de solidariedade e organismos estatais para que não enviem mais rapazes para as várias “Casas” da obra fundada pelo Padre Américo.

O director nacional da «Obra da Rua», padre Acílio Fernandes, teceu duras críticas à inspecção realizada, pois não admite «ser substituído por assistentes sociais que só elaboram relatórios» e que «querem que nós fiquemos no gabinete», disse.
E acrescentou: «não estamos cativos dos métodos do Padre Américo, mas sim do Evangelho que ele viveu».

Por sua vez, o Bispo do Porto, Armindo Lopes Coelho, disse que já leu o relatório da auditoria, mas declarou que prefere não fazer por agora qualquer avaliação do documento.
Mas lamentou «tudo isto que tem andado no ar» e que a Casa do Gaiato «apareça de um momento para o outro tão criticada», tanto mais que se trata de uma inspecção «que foi já amplamente discutida pelos padres».
Contudo, o Sr. Bispo não deixou de criticar a realização da Inspecção da Segurança Social, questionando de forma veemente a legitimidade do Governo para intervir desta forma na Casa do Gaiato.
Já que, disse ainda o Sr. Bispo, «isto é connosco, pois o Estado nunca teve qualquer intervenção naquele espaço» e «nunca proporcionou à Casa do Gaiato quaisquer ajudas ou subsídios».



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com