terça-feira, 18 de outubro de 2005

 

A Declaração de Voto



Aqui há uns dias, antes ainda das eleições autárquicas, teve lugar uma sessão da Assembleia de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, de que sou membro.

Da ordem de trabalhos fazia parte a atribuição toponímica a algumas ruas e avenidas da freguesia, com nomes de personalidades propostos por um grupo de trabalho previamente eleito.
Entre os muitos nomes propostos constavam os de Álvaro Cunhal, Vasco Gonçalves e João Paulo II.

Postos estes três nomes à votação, e como não podia deixar de ser, votei (vencido) contra a sua atribuição.
E como também não podia deixar de ser, fiz a seguinte declaração de voto, que exigi que ficasse em acta:

«Votei contra os nomes de Álvaro Cunhal, Vasco Gonçalves e João Paulo II porque não concordo que sejam atribuídos a ruas da minha freguesia nomes de pessoas que, em vida, não dignificaram nem a História de Portugal nem a História da Humanidade».

Uma semana depois teve lugar outra Assembleia de Freguesia, a última antes das eleições autárquicas, com o objectivo único de aprovar as actas das Assembleias anteriores.
Pelos vistos, o sururu que a minha posição tinha causado na Assembleia não tinha ainda passado, pois não deixei de ser inquirido, obviamente pelos membros eleitos pelas áreas políticas correspondentes, quanto ao teor da minha declaração de voto e no que ela continha de «insultuoso» às personalidades de Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves.

Embora, como é óbvio, não tivesse de o fazer, anuí em dar a seguinte explicação:

«O meu voto contrário à proposta e a minha declaração de voto posterior correspondem à minha forma de pensar e não constituem mais do que o exercício da minha liberdade individual de a exprimir.
«Coisa que eu certamente não poderia ter feito se o modelo político defendido por essas duas pessoas tivesse tido vencimento em Portugal».

Curiosamente, quanto a João Paulo II ninguém me fez perguntas.
E tanto havia que dizer...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com