segunda-feira, 3 de outubro de 2005

 

A Última Mão



Uma notícia da «Reuters» dá conta que Paddy Power, um corretor de apostas irlandês, libertou a ira cristã e da toda-poderosa Igreja Católica Irlandesa ao fazer um anúncio que retracta Jesus Cristo e os seus apóstolos a jogar às cartas durante a última ceia.

Os cartazes do anúncio, que estão espalhados por toda a cidade de Dublin, são uma brilhante adaptação do célebre quadro de Leonardo da Vinci e representam Jesus com uma pilha de fichas de póker à sua frente, Judas com 30 moedas de prata e os restantes apóstolos segurando as cartas do jogo.

E pronto: caiu o Carmo e a Trindade!
O padre Michael MacGreil considerou o anúncio «ordinário e grosseiramente inapropriado» e que devia ser imediatamente retirado, pois é «um insulto aos sentimentos religiosos de muitas pessoas».
Ao contrário, o felizardo do corretor, que deve estar extasiado com o acréscimo de publicidade que o anúncio lhe tem trazido, afirma que não retira o anúncio coisa nenhuma, já que este não é para ser levado a sério e não pretende ofender ninguém.


É no que dá este estranho costume católico, de ora seguir a Bíblia à letra, ora de não ligar patavina ao que lá se diz.
De facto, e ao contrário do que acontece com as igrejas protestantes, que seguem à risca a determinação bíblica de não venerar ícones ou imagens, a Igreja Católica persiste em celebrar o seu politeísmo adorando milhares de imagens dos mais variados santos e beatos.
E às vezes até das respectivas mães!

Até que chega a este ponto: já não distingue os deuses que adora das imagens que os representam!



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com