domingo, 8 de janeiro de 2006

 

Descubra as Diferenças



Embora sob outro título, o texto que se segue é a tradução (mais ou menos livre) do editorial da edição deste Sábado do «Washington Post».



«O cristão evangelista de televisão Pat Robertson e o presidente do Irão Mahmoud Ahmadinejad têm uma entre ambos uma inequívoca e ultrajante afinidade.
Desta vez a sua opção mútua pela indecência coloca-os numa categoria muito própria e só deles.
Enquanto Ariel Sharon está hospitalizado e criticamente incapacitado, Pat Robertson, um dos mais conhecidos extremistas religiosos dos Estados Unidos e o seu “colega” iraniano – não existem diferenças quando se trata de demagogia religiosa – sugeriram que o Primeiro-ministro israelita “estava mesmo a pedi-las”.

No seu show televisivo «The 700 Club» difundido pela «Christian Broadcasting Network», Robertson afirmou que a Bíblia diz claramente que Deus é inimigo daqueles que “dividem a sua terra”.
Por isso, Pat Robertson desejou o mal para Ariel Sharon ou para qualquer outro Primeiro-ministro de Israel que divida a terra de Deus.

Enquanto Pat Robertson proclamava estes brilhantes pensamentos sobre um homem que luta pela sua vida, o presidente iraniano expressou a sua inequívoca esperança que Ariel Sharon simplesmente morresse.
Pat Robertson and Mahmoud Ahmadinejad provavelmente estão já para além de qualquer ponto em que possam vir a ter qualquer forma de constrangimento ou vergonha.
Mas não estão livres da forte condenação que ambos inegavelmente merecem.
Nem é preciso citar os desprezíveis comentários feitos por ambos estes homens no passado. Até porque não é de prever que qualquer um deles cesse este vergonhoso comportamento.

Mahmoud Ahmadinejad, o presidente de um país com um lamentável historial sobre direitos humanos e um programa nuclear, é perigoso.
Pat Robertson é simplesmente patético.

Mas ambos têm em comum uma auto-consciência que os cega, tanto quanto os distancia da maioria das pessoas que pensam que os seus comentários são repulsivos.
Mas basta saber, pensamos, que ao mesmo tempo que à cabeceira de Ariel Sharon chegam de todas as partes do mundo mensagens de esperança, Pat Robertson e Mahmoud Ahmadinejad ainda se têm um ao outro».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com