segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

 

Indícios de Perseguição



Com o título «Indícios de Perseguição», o matutino «Correio da Manhã» publica hoje uma notícia em que relaciona os recentes destinos profissionais de Pedro Namora, Felícia Cabrita e Manuela Moura Guedes com o facto de serem «três personalidades que sempre defenderam as vítimas de abusos sexuais da Casa Pia».

Diz aquele jornal que «três anos depois do escândalo ter sido tornado público, Pedro Namora foi despedido da Câmara Municipal de Odivelas, Felícia Cabrita teve de deixar o ‘Diário de Notícias’ e Moura Guedes abandonou a apresentação do ‘Jornal Nacional’, da TVI».

A mais despudorada e abjecta desonestidade intelectual de algum jornalismo em Portugal continua a encontrar no «Correio da Manhã» o seu exemplo mais paradigmático.

Com o «Processo Casa Pia» as grandes parangonas e a ânsia desmedida em vender mais uns jornais ou alcançar mais uns pontinhos no «share» encontraram principalmente no «Correio da Manhã», no «Diário de Notícias» e na «T.V.I.» o coito ideal para alguns jornalistas sem escrúpulos “condenarem” previamente e lançarem para a lama os nomes de pessoas que bem sabem que ficarão com a sua honra e reputação manchadas para todo o sempre, sejam ou não condenadas pelos Tribunais.
E que são, afinal, os únicos responsáveis pela condenação – perpétua – a que todos os arguidos foram já sujeitos na opinião pública.

Mas a falta de profissionalismo e a frequente imbecilidade de alguns destes jornalistas, aliadas a uma persistência condenatória e persecutória cuja motivação tenho até dificuldade em entender, leva-os frequentemente ao ridículo, como é o caso precisamente do artigo de hoje do «Correio da Manhã».

Decerto para se defender de algum súbito ataque de profissionalismo que o obrigasse a concretizar as insinuações e as acusações veladas que faz, o jornalista chega ao cúmulo de dar ao seu artigo o título de «indícios de perseguição».

E então, com o caso de Pedro Namora, começa por dizer que «o antigo casapiano confirmou que foi despedido da Câmara de Odivelas» (sem se esquecer de dizer que se trata de uma Câmara gerida pelo Partido Socialista), para depois vir insinuar que, apesar desse despedimento movido pelo P.S., o inefável Namora «fez questão de garantir que irá “continuar a dar a cara em defesa” dos jovens que foram abusados sexualmente...».
Ou seja, quer o brilhante jornalista dizer que os leitores do «Correio da Manhã» podem ficar descansados: não é com esta «perseguição indiciada» que lhe foi movida pelo Partido Socialista que Pedro Namora vai deixar de defender os jovens!
O partido Socialista que se cuide!!!

Pois é:
Mas o que este inebriante jornalista se esqueceu foi de um pequeno pormenor: foi de contar a verdade!

E a verdade é que Pedro Namora foi contratado temporariamente como avençado para a Câmara Municipal de Odivelas para um cargo de confiança política de um vereador da C.D.U.
Terminado o seu período de vigência, o contrato de Pedro Namora extinguiu-se naturalmente no final do prazo, sendo absolutamente normal que o novo vereador não lho tenha renovado por não querer no seu gabinete alguém da confiança política do anterior vereador, tanto mais que depois das últimas eleições autárquicas a C.D.U. deixou de ter pelouros na vereação da Câmara de Odivelas.


Depois, vem o brilhante jornalista falar de Felícia Cabrita.
Uma vez mais inebriado pelos «indícios», o articulista diz que «Felícia Cabrita não esconde que o processo Casa Pia "pode" estar relacionado com a sua saída do ‘Diário de Notícias’».
Mas, apesar de tudo, não se esquece de dizer que foi a própria Felícia Cabrita... quem quis deixar o jornal...
E, ó miséria das misérias, quis deixar o jornal não por estar a ser perseguida mas... com medo de um dia vir a ser perseguida!!!


Mas o brilhantismo do articulista vai muito mais longe: querendo ansiosamente relacionar a saída de Manuela Moura Guedes da apresentação do jornal da T.V.I. com uma qualquer espécie de perseguição de que terá sido vítima por causa do «caso Casa Pia», e fazendo de conta que se esquece que o seu director é o seu próprio marido, chega o encantador jornalista a dizer na mesma frase que Manuela Moura Guedes «não quis abordar as razões que a levaram a deixar a apresentação do ‘Jornal Nacional’» e que «em relação ao processo Casa Pia está de “consciência tranquila”».

Como indício de perseguição, não está de facto nada mal!

Mas mais:
Como já tinha acabado os «indícios», resolveu o jornalista acabar o seu artigo passando aos seus leitores um atestado de completos «atrasados mentais».
Vais daí, e citando Felícia Cabrita, não hesita em dizer que «o poder político tentou “tirar” Catalina Pestana da Provedoria da Casa Pia».

Chamando agora eufemisticamente «poder político» ao Partido Socialista a quem, assim, uma vez mais «indicia» uma ligação política e pessoal ao “caso Casa Pia», o jornalista insulta autenticamente os seus leitores quando lhes quer fazer crer que o Governo tentou “tirar” a Provedora da Casa Pia e, pasme-se... não conseguiu!...

Mas era bom que tivesse tirado:
Espero ainda um dia vir a entender quais são as verdadeiras responsabilidades e qual a real extensão do papel de Catalina Pestana em todo este processo.
Como ainda um dia, talvez, virei a entender porque razão Catalina Pestana, funcionária da Casa Pia durante mais de 20 anos, parece ser a única pessoa que no seu interior não conhecia os abusos das crianças.
E como, com pompa e circunstância, um belo dia anunciou publicamente que iria causar um autêntico «terramoto» com a revelação e divulgação dos nomes de comprovados pedófilos e como, de repente, se calou subitamente, como se agora já quisesse proteger o seu anonimato...

Uma coisa é certa:
Se é opinião unânime que uma investigação reconhecidamente incompetente, aliada a uma acusação apressada e quase exclusiva de figuras mediáticas, só terá contribuído para a impunidade de muitos dos verdadeiros pedófilos, talvez um dia se venha a conhecer qual a verdadeira responsabilidade e as autênticas intenções de quem esteve à frente quer da investigação criminal quer também da sobre-exposição mediática que todo este caso teve.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com