quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

 

O Grande Aldrabão



Um dos mais famosos “psíquicos” de todo o mundo é sem sombra de dúvidas Uri Geller.
Nascido em Israel em 1946, mas a viver actualmente em Inglaterra, este famoso aldrabão proclama ser detentor de poderes paranormais que lhe permitem dobrar colheres e garfos com a força da mente, pôr relógios estragados a trabalhar, prever o futuro e outras habilidades assim do género.

Como não podia deixar de ser, Uri Geller depressa enriqueceu à custa dos papalvos que acreditam nos seus poderes, e é frequente vê-lo em programas de televisão e em espectáculos privados, cobrando rios de dinheiro por cada aparição.

Talvez um dia, quem sabe, tenhamos a sorte de o ver na televisão portuguesa ao lado de algumas das suas famosas colegas lusitanas, como Cristina Candeias ou a Maya, a quem é igualmente concedida a graça de enganar as pessoas por intermédio de aparições televisivas.

Mas atenção: quando lhe chamam "aldrabão" ou o acusam de ser uma "fraude", Uri Geller vai aos arames e não hesita em por esse mundo fora processar judicialmente e pedir indemnizações de milhões de dólares a quem se atreve a fazê-lo.
Uma vez até processou um ilusionista que se atrevia a duplicar as suas habilidades em palco!

Claro que não só nunca ganhou nenhuma acção judicial, nem viu um único cêntimo das indemnizações que pediu, como também até hoje não conseguiu ainda explicar como é que não conseguiu prever que ia perder todas as acções que intentou contra os seus detractores.


Um dos seus mais famosos críticos é James Randi, que escreveu um livro precisamente a desmascarar os truques e as artimanhas do artista, e que sobre ele disse ironicamente:
«Se o Uri Geller dobra colheres com a força da mente, então está a fazê-lo da maneira mais difícil...».

Mas a mais famosa actuação de Uri Geller, onde pode efectivamente dar largas aos seus extraordinários poderes paranormais, terá ocorrido em 1973 durante o programa televisivo «Tonight Show», na ocasião apresentado por Johnny Carson:
Estava previsto que Uri Geller demonstrasse as sua habilidades psíquicas em directo, dobrando colheres com a força da mente e identificando objectos escondidos.

Mas o azar bateu à porta do pobre do Uri Geller: é que James Randi, conhecia o produtor do programa televisivo e às escondidas... trocou-lhe as colheres que iam ser dobradas com a força da mente durante o espectáculo.

Começa o programa em directo e, como está bom de ver, o Uri Geller nada de dobrar uma única colherzinha com a força da mente.
Mal viu que as colheres tinham sido trocadas, nem sequer tentou!
Balbuciou umas desculpas esfarrapadas sobre os seus poderes, que não podiam ser "ligados e desligados" assim de qualquer maneira, e acabou assim a sua brilhante exibição televisiva.

Um pequeno vídeo do desgraçado do Uri Geller a dar com os burrinhos na água em directo na televisão pode ser visto -> aqui

É de ir às lágrimas!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com