quarta-feira, 12 de julho de 2006

 

Shine On You Crazy Diamond!


















Roger Keith Barrett
(6 de Janeiro de 1946 – 7 de Julho de 2006)



Morreu Syd Barrett.

Embora anunciada somente alguns dias depois, a sua morte ocorreu já no passado dia 7 de Julho, aparentemente de complicações decorrentes da diabetes de que sofria há muitos anos.

Syd Barrett ficará para sempre na história da música moderna, e do rock and roll em particular.
No ano de 1965 Syd Barrett formou com Roger Waters uma das mais famosas e espectaculares bandas de todos os tempos: os Pink Floyd.

O nome da banda foi inspirado em dois músicos americanos de “blues” que ambos admiravam: Pink Anderson e Floyd Council.
A formação original dos Pink Floyd incluía ainda Richard William Wright (Rick Wright) e Nicholas Berkeley Mason (Nick Mason).

Syd Barrett tinha 60 anos e vivia pacificamente na sua casa de Cambridgeshire, em Inglaterra, de onde raramente saía, dedicando-se unicamente a escrever e a pintar, vivendo confortavelmente dos direitos musicais que os restantes membros dos Pink Floyd sempre lhe asseguraram.

Músico exímio e um compositor e letrista absolutamente notável, Syd Barrett começou já em 1968 a demonstrar sinais de completa deterioração física e mental, a que não seria estranho o abuso do mais variado tipo de drogas e químicos.
Em palco era frequente esquecer-se das músicas, das letras e muitas vezes até onde estava, permanecendo subitamente apático, para desespero dos outros membros do grupo.

Para o substituir, principalmente nos espectáculos ao vivo, foi então contactado David Gilmour, um amigo de infância de Syd Barrett e Roger Waters.
O segundo álbum dos Pink Floyd, «A Saucerfull of Secrets», inclui já músicas de Gilmour e Barrett, embora nenhuma onde ambos tenham tocado juntos.

Mas o estado mental de Syd Barrett foi-se agravando progressivamente.
Até que, ainda em 1968, os outros membros da banda, que iam a caminho de um concerto, pura e simplesmente... não o foram buscar.

A influência marcante de Syd Barrett na música dos Pink Floyd, e principalmente na peculiar tendência psicadélica dos primeiros anos, pode ser vista no vídeo «The Pink Floyd – London ’66 – ‘67».

(Clicar na foto para ver o vídeo) ->


A loucura de Syd Barrett foi de sobremaneira marcante na discografia dos Pink Floyd, com especial relevo nos álbuns “Atom Heart Mother”, “The Dark Side of the Moon” e muito especialmente em “Wish You Were Here”, onde se destaca a música «Shine On You Crazy Diamond», que lhe é inteiramente dedicada e de onde consta a expressão «Random Precision», que dá o título a este Blog.

A propósito de Syd Barrett, David Gilmour contou-me uma vez um acontecimento deveras chocante:

Em 1975 os Pink Floyd encontravam-se em estúdio para gravar o álbum «Wish You Were Here».
No dia em que procediam à gravação da música «Shine On You Crazy Diamond», David Gilmour foi surpreendido com a presença no estúdio de um homem andrajosamente vestido e com um aspecto miserável, que se encontrava a assistir aos trabalhos.
Sendo a admissão de pessoas estranhas às gravações rigorosamente interdita, de imediato David Gilmour inquiriu o engenheiro de som, Brian Humphries, sob a presença no estúdio de tão insólita personagem.
Foi então que Humphries lhe disse que aquele homem sentado a um canto, de ar apático e pobremente vestido, e que ele tinha convidado para assistir à gravação da música que lhe era dedicada, era precisamente Syd Barrett.

Mas que nenhum dos elementos da banda tinha sequer reconhecido...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com