quinta-feira, 28 de setembro de 2006

 

Badajoz à Vista



Fiquei a saber pelo «Público» que existe em Portugal uma coisa interessantíssima auto-denominada «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas».

(É curioso como esta expressão “auto-denominada” antes do nome de uma associação qualquer toma um sentido pejorativo interessantíssimo, não é?)

Ora, esta auto-denominada «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas» pediu a demissão do ministro da Saúde, Correia de Campos, a quem acusa de "falta de senso" por defender a despenalização do aborto e querer incentivar os hospitais a aumentar a sua prática.

Segundo a auto-denominada «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas», as declarações do ministro revelam "cegueira e falta de senso", uma vez que o aumento do número de abortos vai reduzir "a dramática taxa de natalidade" em Portugal, "financiando o gigantesco negócio das clínicas abortivas" através de dinheiros públicos.

Pois bem:
Não faço a mínima ideia o que leva algumas pessoas a pensar que por algum desígnio desconhecido da natureza foram bafejadas com uma inteligência invulgar só porque fazem parte de uma família com mais pessoas que a média, ou que por isso são dotadas de alguma espécie de autoridade moral acrescida.

Mas lá que acharam que deviam fazer uma associação e tudo, lá isso é verdade.
Não sei se lutam pelo aumento das famílias numerosas ou se pela sua diminuição, mas isso é lá com eles.

Mas que é a primeira vez que vejo alguém a manifestar-se contra a despenalização do aborto recorrendo não a opções pessoais ou de ordem ética ou filosófica, mas unicamente a critérios demográficos e de oportunidade financeira, isso é um facto.

Talvez por isso alguém devesse explicar a esta gente que mesmo que a despenalização não seja aprovada no referendo os abortos continuarão a ser feitos.
Serão é feitos em Badajoz, para quem os possa pagar, ou num qualquer vão de escada, para quem não possa.

Mas mais interessante ainda foi que o próprio presidente da tal auto-denominada «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas», de nome Fernando Castro (decerto gente de muito boas e numerosas famílias) deu uma entrevista à «SIC Notícias» onde insinuou claramente, entre duas tiradas de linguagem muito brejeira que lá achou adequadas às circunstâncias, que Correia de Campos teria um interesse financeiro pessoal na instalação de clínicas em Portugal, destilando contra o ministro um ódio estranho e absolutamente invulgar.

É caso para perguntar se esta auto-denominada «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas» com o afã com que se abespinha a lutar contra a despenalização do aborto em Portugal não terá algum interesse financeiro nas clínicas de Badajoz...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com