terça-feira, 12 de setembro de 2006

 

O Pato da Justiça



De súbito o grande segredo de Estado foi revelado:
Em preparação há largos meses, com um sigilo quase esotérico, ciosamente guardado tal como o impunham os altos interesses do Estado (o que, como toda a gente sabe, não está ao alcance de todos), José Sócrates e Marques Mendes assinaram com pompa e circunstância – e uma conveniente cobertura mediática – uma coisa fantástica a que chamaram «pacto para a justiça».

Até o «Expresso» lhe chama mesmo "um Bloco Central inesperado"!
E continua entusiasmado: «Sócrates rendeu-se ao diálogo, e o Governo até já reconhece o PSD como interlocutor privilegiado».

Reconhece mas é uma ova!

Este pacto deve constituir uma das mais notáveis manobras políticas de Sócrates: com uma só cajadada matou uma data de coelhos.

Repare-se:

Começou por limpar a desgastada imagem de Alberto Costa, frequentemente apontado como estando em primeiro lugar para cair da carroça numa próxima remodelação do Governo. Sem se rir, Sócrates não poupou os maiores elogios ao ministro da Justiça no próprio discurso de apresentação do pacto, com Marques Mendes ao lado e tudo.
E de repente, afinal tudo vai bem no Ministério da Justiça!

Depois, limpou a sua própria imagem de arrogância e a sua fama de se recusar a dialogar.
De um dia para o outro, Sócrates passou a ser um líder dotado de um alto sentido de Estado. Afinal, lá no fundo, as tais grandes reformas com que o Primeiro-ministro anda a “abanar” o país devem ser boas: pois não é que a oposição as apoia e tudo?
Afinal, até “os outros” são a favor do que o Sócrates anda a fazer; só que, pelos vistos, até agora ninguém tinha tido coragem para o assumir.

Como se não bastasse, até Cavaco Silva não hesitou em reclamar para si próprio alguns dos louros deste «consenso alargado», também ele a ajudar a passar esta nova imagem de diálogo, tolerância, cooperação e até de grandiosidade institucional do Primeiro-ministro.

Até o facto de ter ignorado os mais pequenos partidos com assento parlamentar – o PCP, o Bloco de Esquerda e o CDS – foi um autêntico golpe de mestre por parte de José Sócrates.

Até parece que, de um dia para o outro, o país ficou a conhecer a mais completa irrelevância destes partidos para os mais altos desígnios da política nacional.
E como se não bastasse, todos eles ainda caíram na esparrela armada por Sócrates quando recusaram a oportunidade de colaboração que lhes foi sugerida pelo Primeiro-ministro na concretização das reformas que se vai seguir.
Afinal, e pelos vistos, mais importante que a colaboração nas grandes reformas do país, tão gentilmente oferecida pelo Primeiro-ministro, é a indignação destas donzelas ofendidas.
Então quem é que estes tipos pensam que são? Pensam que sem eles a reforma não se faz?

Finalmente, se o PSD pensa que a assinatura deste pacto lhe granjeou novos dividendos políticos, está redondamente enganado.
Para já, logo no dia seguinte o PSD ficou a saber que a sua importância não é assim tão grande como isso: Sócrates já deu a entender que não vai haver mais pacto nenhum quando afirmou que vai levar a reforma da Segurança Social ao Parlamento tal e qual ela está gizada pelo Governo.
E quem quiser votar a favor vota, quem não quiser vota contra.

Ao mesmo tempo, quando assinou o pacto, mais do que passar uma imagem de grandeza e de colaboração institucional imposta pela sua grande responsabilidade e sentido de Estado enquanto líder da oposição, Marques Mendes demonstra não mais que não há qualquer lógica em falar-se em alternativa política quando, afinal, Sócrates vai no bom caminho.

Mais do que isso, ali ao lado a botar discurso ao lado do Primeiro-ministro só revelou subserviência face à pose magnânima e condescendente de Sócrates.
Porque toda a gente sabe – e Marques Mendes também o sabe – que lá no fundo Sócrates vai daqui para a frente fazer as reformas da justiça como muito bem lhe apetecer e der na real gana.

Porque com este pacto o que Sócrates só quer é que entretanto Marques Mendes esteja calado e não o chateie!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com