quarta-feira, 13 de setembro de 2006

 

Uma citação e uma sugestão



Extracto do artigo de Miguel Sousa Tavares, publicado no «Expresso» do passado sábado:


«A ministra da Educação tem uma proposta simples:
Que os professores entrem e progridam na carreira, não em função de um direito natural ou da antiguidade, mas do mérito. Dos resultados obtidos, das aulas dadas, das provas prestadas.

Antes mesmo de conhecerem os detalhes da proposta, já os Sindicatos dos Professores estavam a ameaçar com “a maior greve que o país jamais viu”.

Nesta resposta sindical, além da já intragável atitude sistemática da Fenprof e do indigerível Paulo Sucena, encontramos a própria resposta à razão da decadência continuada do movimento sindical.
Porque o mundo mudou, mas eles continuam a defender o mesmo de sempre: o “colectivo”, a “luta de massas”, os que têm emprego garantido até à eternidade, os que acham que todos devem ser tratados por igual, quer trabalhem e se esforcem quer vivam de meter “baixas” e fazer greve sem razão.

Só um mau trabalhador teme uma selecção baseada no mérito: os bons não temem, e, por isso, os bons não estão hoje nos Sindicatos.
Não é uma boa notícia, é uma má notícia: os maus patrões agradecem.

Há trinta anos que a política de educação neste país está sequestrada pelos Sindicatos dos Professores. E essa é uma das razões evidentes do nosso atraso e subdesenvolvimento.

Senhora ministra: por favor, não desista».



E pronto.
Posto isto, e uma vez que os sindicatos dos professores anunciaram já a sua intenção inequívoca de fazer uma nova greve, resta-me fazer aqui uma sugestão amiga a todos os professores:

- Façam greve já no próximo dia 6 de Outubro.
Não só o dia 6 de Outubro calha a uma sexta-feira, como o dia 5 de Outubro é feriado.
Dá cá um fim de semana prolongado do catano!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com