terça-feira, 5 de dezembro de 2006

 

O Escândalo!



O órgão oficial da «Opus Dei», referenciado semanalmente com o título de «Sol», publicou no passado dia 18 de Novembro como grande notícia de 1ª página um escândalo absolutamente inaudito e capaz de abalar os próprios fundamentos do regime democrático: o Primeiro-ministro José Sócrates, acompanhado dos ministros da Justiça e das Finanças, tinha-se reunido com o Procurador Geral da República.

Mais ainda, nessa reunião teria sido abordada a necessidade de dar mais celeridade às investigações à banca na célebre «Operação Furacão».

E pronto: caiu o Carmo e a Trindade!
Sempre oportunamente a reboque dos jornais (porque de Cavaco Silva não tem sido muito conveniente nos últimos tempos) e vogando galhardamente na espuma dos acontecimentos políticos em que não consegue interferir, logo o presidente do PSD, Marques Mendes, veio à comunicação social manifestar a sua grande indignação: era absolutamente inadmissível, uma chocante ingerência do poder político no poder judicial a própria reunião do Primeiro-ministro com o Procurador Geral da República, e acusou o Governo de ter interferido de forma «absolutamente inaceitável», no processo da «Operação Furacão»!

Mas, de repente, o grande e inadmissível escândalo e a grande notícia de primeira página do «Sol» parecem ter-se esfumado e desaparecido no misterioso limbo da política.
Bastou para tal ter sido noticiado que o próprio director financeiro da «Opus Dei», Paulo Teixeira Pinto, normalmente identificado como presidente do B.C.P., tinha sido ele próprio recebido pelo Procurador Geral da República.

E, de repente, se antes era «absolutamente inaceitável» que o Primeiro-ministro se reunisse com o Procurador Geral da República, num passe de mágica deixou de ser estranho que o próprio presidente de um banco alvo de investigações criminais no âmbito da «Operação Furacão» se reunisse com o mesmo Procurador Geral da República.
E o passe de mágica foi tão brilhante que, provavelmente por instruções de São Escrivá provindas do outro mundo, o próprio semanário «Sol» não se deu ao trabalho de publicar na primeira página uma notícia de, pelos vistos, tão grande importância, como foi esta de uma reunião do Sr. Procurador Geral da República!

E é então que Marques Mendes decide que não quer ficar para trás nesta história toda.
Vai daí, lá se pôs em bicos de pés e ele próprio e uma embaixada do PSD ao mais alto nível lá estiveram reunidos com o Procurador Geral da República, onde falaram, entre outras coisas, da... «Operação Furacão».

Mas será que é assim que tantos políticos e jornalistas deste país pretendem na realidade ser levados a sério?...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com