segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

 

A Distribuição Igualitária



O «Diário de Notícias» refere que uma seguradora do Canadá fez um estudo exaustivo da correlação entre o signo do condutor e o seu historial de condução.
Depois de descobrir que, por exemplo, os melhores condutores são do signo de Leão e os piores são do signo de Balança, essa seguradora está agora a estudar de que forma esta notável descoberta científica poderá vir a ter reflexos no cálculo dos prémios dos seguros.

Não sei como é que os accionistas desta companhia de seguros vão encarar esta brilhante e tão científica forma de gestão.
Mas já calculo o entusiasmo com que tantos aldrabões por esse mundo fora vão aqui descortinar uma explicação científica para a Astrologia, essa autêntica fraude legalizada com que ao longo dos anos vêm extorquindo dinheiro às pessoas mais incautas.

Claro está que nunca ninguém explicou a esta gente as mais elementares noções se não de estatística pelo menos de lógica e de bom senso.
Mas, admito, talvez seja um pouco difícil explicá-las a quem acredita piamente que a personalidade e até o destino de uma pessoa são determinados ou influenciados pelo dia do ano em que nasceu ou que uma conjunção de Júpiter e Saturno em determinadas condições pode provocar-lhe doenças de fígado.

Como explicar a esta gente que se fizermos uma simples sondagem a pessoas que sejam adeptas do Benfica, por exemplo, resultará necessariamente que um dos doze signos do zodíaco terá uma percentagem maior de benfiquistas que todos os outros.

Como dizia o outro, é tão óbvio que até chateia!

De facto, seria estatisticamente muito improvável que todos os doze signos tivessem uma distribuição precisa e rigorosamente igual.
Do mesmo modo que, como é sabido, a generalidade das pessoas não nasce em números rigorosamente iguais em cada um dos 365 dias do ano.

Imaginemos então que resulta dessa sondagem que há uma maior incidência de pessoas do signo Gémeos, por exemplo, entre os adeptos do Benfica.
Pois o que esta gente está a fazer é a virar o bico ao prego e a concluir:
- As pessoas do signo gémeos são mais propensas a ser adeptas do Benfica!!!

É bonito, não é?

Provavelmente só haverá uma coisa que terá uma distribuição estatisticamente igualitária por todos os signos do zodíaco: a estupidez humana!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com