quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

 

Os Abutres



No dia 6 de Outubro de 2002, Shawn Hornbeck, uma criança de 11 anos do Estado do Missouri, nos Estados Unidos, desapareceu sem deixar rasto quando passeava de bicicleta.
Os pais tudo fizeram para o encontrar. Espalharam a fotografia do filho em cartazes e literalmente em todas as lojas e bombas de gasolina do Estado, e organizaram grupos de busca que tiveram a colaboração de milhares de voluntários.

No seu desespero, os pais de Shawn compareceram num programa de televisão para publicitar uma vez mais o desaparecimento do seu filho.
Compareceu também a mais célebre «psíquica» americana, a famosa e inefável Sylvia Browne.

Como se pode ver no filme abaixo, Sylvia Browne «desvendou» os pormenores do rapto, e descreveu em pormenor a fisionomia do raptor e o local para onde tinha fugido e levado a criança.
E depois, para desgosto e comoção de todos os que assistiam ao programa, informou os pais que o seu filho estava já morto.
A comovente reacção dos pais de Shawn ao ouvirem esta noticia, fala por si.

Estas «revelações» fizeram desmobilizar os grupos de busca de voluntários e desviaram as atenções para os locais indicados por Sylvia Browne.

Até que, mais de quatro anos depois, no passado dia 12 de Janeiro de 2007, Shawn Hornbeck foi encontrado com vida juntamente com outra criança raptada mais recentemente, e o seu raptor foi preso.
Como não podia deixar de ser, nenhuma das circunstâncias do rapto reveladas por Sylvia Browne estavam correctas.

Como diz James Randi no final do filme, estes «psíquicos», que dizem que falam com os mortos e se arrogam misteriosos e esotéricos poderes paranormais, são como abutres que estão pousados em árvores à espera que lhes apareçam pessoas fragilizadas e vulneráveis por desgostos que estejam a viver e que, precisando desesperadamente de ajuda, acabam por ser ingénuas o suficiente para acreditar nestes aldrabões.

Enquanto por todo o mundo Sylvia Browne, John Edward (cujos shows de aldrabice puderam ser vistos no canal «People and Arts») e tantos outros enriquecem como nababos à custa da ingenuidade das pessoas, Portugal não é excepção a este autêntico escândalo.

Ao mesmo tempo que condena a seis anos de cadeia um pai que não quer entregar a filha que ama a um desconhecido, a Justiça portuguesa continua de costas voltadas para a sociedade em que está inserida e permite que outros tantos abutres e aldrabões, com nomes mais ou menos comerciais como professor Karamba ou Professor Bambo, como Cristina Candeias, Maya, Paulo Cardoso ou Alexandra Solnado, que têm até a lata e o despudor de se anunciarem às escâncaras nos jornais e televisões, continuem autenticamente a burlar e a extorquir dinheiro às pessoas honestas.






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com