sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

 

A Vida de Brian



O filme «A Vida de Brian» é talvez a melhor comédia de todos os tempos.

O vídeo abaixo conta de forma notável (e em pouco mais de 40 minutos) o «making of» desta obra prima dos Monty Python, e também as reacções que se lhe seguiram um pouco por todo o mundo.

Mostra o preconceito dos responsáveis da «EMI», que recuaram no seu projecto de produção do filme, e como teve de ser o ex-Beatle George Harrison a financiá-lo.

A pretensão da Igreja Católica de pura e simplesmente querer proibir a exibição do filme (estávamos em 1979), revela-se perfeitamente actual se pensarmos nas mesmíssimas reacções a que assistimos com outros filmes, como «As Horas de Maria», «Je vous salue, Marie», ou ainda mais recentemente com o filme «O Código da Vinci».

E, mais ainda, as posições tomadas pelas escabrosas organizações religiosas inglesas que dão pelos bonitos nomes de «Guardians of Christian Morality» ou «Festival of Light», e a permanente ameaça de procedimento criminal contra os autores do filme pelo «crime de blasfémia», mostram-se inequivocamente assustadoras se pensarmos no inegável paralelismo das bem recentes reacções muçulmanas às famosas «caricaturas de Maomé».

Numa palavra: um documentário absolutamente notável!





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com