sexta-feira, 4 de julho de 2008

 

Uma espreitadela à «Universidade Fernando Pessoa»



Calma!
Ninguém vai aqui analisar o ensino superior em Portugal.
Só para falar dos programas, dos curricula ou da «Corporação dos Professores Universitários» que não faz ideia do que se passa do lado de fora das paredes das Universidades, já dava pano para mangas e chegava para encher meia blogosfera.

Também não vou falar da «Universidade Independente», que isso já deu o que tinha a dar.

Hoje vou só falar da «Universidade Fernando Pessoa».

Vem isto a propósito de uma notícia publicada no «Diário de Notícias» aqui há uns dias, e que dava conta da publicação de um livro com o título «Fátima Revisited» que propõe “um novo paradigma na abordagem das aparições marianas” onde “análises multidisciplinares convivem com outras perspectivas, incluindo a religiosa”.

Até aqui, até que ia tudo, enfim... mais ou menos.
Tão bem ia, que até ficamos a saber que os mentores deste projecto são três ilustres professores da Universidade Fernando Pessoa, que é um estabelecimento de ensino superior privado, do Porto, com um site na Internet e tudo, bastante simpático e muito bem apresentado.

O pior é o mais mal!
Começamos a aprofundar a notícia, e verificamos que no meio disto tudo aparecem os Senhores Professores Doutores a explicar que o livro pretende fazer uma coisa curiosíssima que é «uma ponte entre a ciência e a religião» através de uma «abordagem multidisciplinar, científica, holística e integrada, desta problemática».

Explicando melhor, o que estes eméritos representantes do corpo docente da Universidade Fernando Pessoa pretendem é mostrar-nos como é fácil explicar «os fenómenos ocorridos em Fátima» através do espiritismo, da «ovniologia» e, claro está, não podia faltar, da física quântica.

Posto isto, uma pergunta imediatamente nos ocorre:
- Mas afinal, que raio de Universidade é esta?

E então o melhor é irmos ver.
Vamos então ao tal site bastante simpático e muito bem apresentado, e a coisa vai ficando cada vez mais interessante.
Até por que de repente tudo começa a fazer sentido e a bater certo com o tal livro de "análise holística" que é o «Fátima Revisited».

De facto, esta famosa Universidade da Cidade Invicta tem até mesmo uma pós-graduação em «Ciências da Consciência», com disciplinas absolutamente fantásticas como “a mente cósmica” ou a “mente holotrópica”.

Mas não é só:
Quem estudar nesta Universidade tem o imenso privilégio de poder despertar a sua «energia kundaliní», de conhecer o desenvolvimento dos «chakras», de desenvolver os seus «poderes paranormais», de estudar a «eclosão da hiperconsciência chamada samádhi» e, como não podia deixar de ser numa Universidade de tanto prestígio, claro está, estudar a importância dos «mudrás».

Enfim:
A Universidade Fernando Pessoa é uma Universidade privada e eles lá sabem o que fazem.
Também não sei quem foi o iluminado ministerial que aprovou os planos dos cursos desta Universidade e o que dela esperam os alunos que nela se inscrevem. Principalmente na sua vida profissional.

Mas uma coisa é certa:
Se um dia me couber decidir sobre a admissão profissional de alguém que estudou nesta mui nobre Universidade Fernando Pessoa, não me esquecerei do que ensinam os seus professores e quais os programas e os planos dos seus cursos.

Pelo menos, claro está, enquanto não souber se o indivíduo em questão ao menos teve boas notas a «ovniologia», se na sua vida profissional não me vai negligenciar a importância dos «mudrás» e principalmente se percebe mesmo, mas mesmo a sério de «energia kundaliní».

Porque aí então, o emprego é dele.
Como é óbvio!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com