segunda-feira, 22 de setembro de 2008

 

E se Jesus Cristo tivesse sido homossexual?


Para responder a esta pergunta, nada melhor do que recorrer à Bíblia.
Até por que a Bíblia é, segundo o §81 do “Catecismo da Igreja Católica”, «a palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo».

Vejamos então o que nos diz a Bíblia sobre este assunto:

«E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: sim, Senhor, tu sabes que te amo…
«E Pedro voltando-se viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito…».
João 21:15 - 20

«Ora Jesus, vendo ali a sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: eis aí a tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa…».
João 19:25 – 27

«E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar…».
Marcos 7:14-16

«E um certo mancebo o seguia, envolto num lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu».
Marcos 14:51-52


Pois bem:
Alguns historiadores afirmam que estas passagens bíblicas revelam inequivocamente a homossexualidade de Jesus.
Ou melhor, demonstram a sua bissexualidade, pois também consideram pacífica a interpretação do seu relacionamento com Maria Madalena.
Afirmam ainda que naquela época isso seria algo absolutamente vulgar, e nem sequer seria motivo de especial realce.

Obviamente, há também aqueles que afirmam que esta leitura é aberrante, uma vez que estas passagens bíblicas têm de ser compreendidas num determinado contexto, e que quem as interpreta no sentido da homossexualidade de Jesus Cristo nem sequer sabe ler a Bíblia.

Temos então duas posições: Jesus Cristo era ou não homossexual?
Como responder com rigor a esta pergunta?

Será que a resposta num ou noutro sentido traria alguma diferença na forma como cada pessoa vê Jesus Cristo, na interpretação ou no valor da mensagem ou das palavras que lhe são atribuídas, ou sequer em tudo aquilo que ele, como pessoa, significa para tanta gente?

De facto, se Jesus Cristo era homossexual ou não, e bem vistas as coisas… o que é que isso interessa?...




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com