quarta-feira, 25 de março de 2009

 

A Indústria do Futebol



O futebol é a única indústria que é explorada por empresas que se dedicam a denegrir regularmente o próprio produto que fabricam.

Por mim, há muitos anos que não pago um cêntimo para ir a um estádio de futebol, e até já é raro perder tempo a ver um jogo na televisão. Nem sequer me dou ao trabalho de assinar a Sport TV. Para quê?
Pura e simplesmente já nem sei se aquilo que me estão a dar a ver corresponde ou não à verdade.

Com esta história do falso penalti assinalado pelo árbitro Lucílio Baptista na final da Taça da Liga de Clubes, então a farsa atingiu o paroxismo.

É claro que não foi penalti e que o árbitro se enganou de forma absolutamente incrível.
É claro que o Sporting tem bons motivos para estar indignado.

Mas enganos mais ou menos grosseiros sempre os houve no futebol. Dir-se-ia que as falhas de todos os intervenientes – dos jogadores aos árbitros – fazem parte do atractivo do futebol e tornam-no até mais humano e menos “maquinal”.

O que toca as raias do ridículo é a reacção absolutamente estapafúrdia do Sporting, que antes de mais nada passa por insultar a inteligência de todos os portugueses que ainda dão alguma atenção ao futebol.
Porque, de repente, o Sporting parece querer passar por uma virgem ofendida, defensora da honra deste nobre «desporto» e que não admite batotas nem roubos, nem pactua com ilegalidades nem imoralidades.

É que, se assim fosse, exigir-se-ia então um pouco mais de honestidade intelectual aos dirigentes do Sporting, impondo-lhes a mesma reacção e a mesmíssima indignação quando os erros mais grosseiros favorecem… o Sporting!

Dou um exemplo, a que assisti ao vivo e que se pode ver perfeitamente no pequeno filme aqui à direita:

Num jogo Benfica-Sporting, jogava-se na área do Benfica. De repente o Jardel dá um saltinho para o ar e atira-se para o chão sem ninguém lhe tocar.
Quase como se estivesse à espera disso (quem sabe?) o árbitro imediatamente assinalou penalti e pouco depois lá vinha um golo do Sporting.

Ora, toda a gente viu o ignóbil teatro do Jardel, e as imagens passaram nas televisões até à exaustão.
Mas não me recordo de ouvir uma única palavra dos dirigentes sportinguistas a clamar pela justiça, pela moralidade ou pela “verdade desportiva”.

O que quero dizer é o seguinte:
Não fica bem nem à indústria do futebol nem à instituição que é o Sporting permitir que um jogador atire ao chão uma medalha que se lhe exigia que honrasse.
Também não fica bem ao Sporting abandonar a Direcção da Liga de Clubes alegando que tudo aquilo está “podre”, quando ficamos com a sensação que se o penalti não tivesse sido marcado o Sporting estaria a conviver pacificamente com a podridão que agora denuncia.

Porque a intenção do Sporting é perfeitamente clara e, essa sim, completamente podre e despudoradamente desonesta:

Para o Sporting, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, já foram à vida.
A Liga dos Campeões terminou com 12 a 1 a favor do Bayern de Munique.
O campeonato parece uma vez mais fatalmente destinado ao Porto.
Resta-lhe o 2º lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões.

Só que aqui já aparece a concorrência do Benfica, por muito incerta que ela seja.
E é aqui que entra a indignação e a violência e a inusitada veemência da reacção do Sporting.
Porque os dirigentes sportinguistas bem sabem que, depois de todo este forrobodó, cada vez que a equipa do Sporting entrar em campo nos próximos jogos não haverá nenhum árbitro que deixe de se sentir invulgarmente pressionado e a pensar duas vezes antes de marcar um penalti contra o Sporting, por muito claro que ele lhe pareça.

De facto, esta reacção do Sporting não é mais do que um mero “investimento” nos pontos que faltam até ao final do campeonato.
Um investimento, esse sim, imoral, podre e completamente patético e que ao mesmo tempo leva consigo a tão proclamada “verdade desportiva”.

Como é que há gente que ainda se admira de haver estádios vazios e clubes com salários em atraso, se é assim que a indústria do Futebol é promovida pelas empresas que o fabricam?




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com